filtro solar2

Tudo sobre filtro solar: o que é? Como usar? Fps?

Quando eu ainda era criança na década 1990 filtro solar era algo bem difícil e encontrar e era pouco usado. A gente ia para a piscina ou para a praia e não tinha essa preocupação.

Quer dizer, quem já tinha acesso aos dermatologistas mais legais já indicavam o uso sim, porém eram raros.

A partir dos anos 2000 acredito que o acesso ao filtro solar foi massificado. Mais informação sobre o uso, a necessidade do uso e as empresas começaram a enxergar o nicho de mercado e investiram na produção.

O primeiro a saber é como o filtro solar funciona. Lembrando que protetor solar e filtro solar são a mesma coisa nesse post.

Na prática, filtros solares são as matérias primas que promovem a proteção contra os raios UV de um protetor solar. Os filtros solares são divididos em químicos (ou orgânicos ) e físicos (ou inorgânicos). Já o protetor solar é o resultado da combinação desses filtros que são submetidos a testes, que comprovam a sua proteção frente a radiação solar, como o Fator de Proteção Solar (FPS).

Existem filtro solares químicos, físicos e mistos. Vou deixar aqui o link da minha loja onde separei alguns protetores solares que já conheço.

3 filtro camila latorre
De cima para baixo: protetor solar físico, protetor solar químico e protetor solar com cor

Protetores solares químicos

São filtros solares que formam uma barreira química de proteção aos raios UVA e UVB, geralmente à base de PABA (também conhecido como ácido aminobenzoico), Oxibenzona e Retinil Palmitato. O filtro químico funciona assim: o raio solar atinge a pele com o produto aplicado, esse raio atinge a molécula do produto e a agita, nessa agitação o raio solar é parcialmente refletido e parcialmente absorvido, porém a absorção é bem inferior do que a da pele desprotegida.

Protetores solares físicos

São filtros solares físicos (ou minerais) são compostos por ativos químicos que barram os raios solares de forma física, agindo como um espelho que reflete os raios. Nessa categoria os principais ativos são dióxido de titânio e óxido de zinco e ambos estão presentes inclusive em maquiagens.

Os filtros físicos são conhecidos por dar aquele aspecto branco ao rosto (Whitecast), porém atualmente a gente consegue encontrar tanto de marcas conhecidas quanto em fórmulas manipuladas que conseguem entregar a proteção e sem esse efeito.

Protetores solares mistos

São produtos que combinam as duas formas de proteção, física e química, no mesmo produto. A maioria dos filtros solares com cor funcionam dessa forma.

Quando preciso usar protetor solar?

filtrosolar1

Bom, eu acreditava que apenas ao me expor ao sol mesmo que indiretamente, ou seja, saindo de casa para o trabalho, indo em algum local sem ter contato direto com o sol. De uns anos para cá a minha dermatologista recomendou que eu utilizasse o filtro solar em qualquer momento do dia, todos os dias.

Atualmente eu acordo, lavo o rosto, aplico hidratante e passo protetor solar. Claro, eu preciso de mais cuidados com minha pele, uma vez que tenho Melasma e sardas. Geralmente peles morenas sofrem com machas solares e melasma e sardas são definitivos. A gente consegue melhorar a coloração, mas nunca fica completamente sem.

Alguns profissionais recomendam o uso de proteção solar inclusive se você passa muito tempo em frete ao Pc ou celular, uma vez que as pesquisas sobre como a luz azul emitida pelos equipamentos eletrônicos ainda não foi concluída, mas se sabe que pele com mais sensibilidade como a de quem tem rosácea devem ser afetadas por essa radiação.

Eu uso filtro solar até de noite, diminui o brilho da tela do e meu celular esta sempre em modo escuro. Por incrível que pareça no começo da pandemia em 2020 eu ficava muito mais tempo em frente ao computar e percebi que mesmo não me expondo ao sol fiquei com mais mancha e o Melasma não clareava.

O pior disso tudo é que eu amo ficar ao ar livre, praia e piscina. Eu ficava um tempão me expondo ao sol para ficar com uma corzinha bronzeada, apesar de nunca ficar muito dourada. Hoje em dia além das machas castanhas no rosto estou cheia de manchas brancas nos braços, também causadas por sol.

Oxibenzona é prejudicial?

Apesar de ainda não termos pesquisas definitivas quanto ao uso em humanos (a Suíça proíbe a venda de filtros que contenham a substância), esse produto pode causar dano aos corais e vida marinha.

O estado americano do Havaí e o Palau proibiram a venda e o uso de filtros solares com essas substâncias em suas ilhas.

O que eu faço é usar esses filtros químicos em casa e usar os físicos quando vou à praia, cachoeira etc.

Como os estudos sobre efeitos em humanos ainda não são contundentes e a substância é uma das mais eficazes na proteção solar não faz sentido demonizar os produtos e deixar de se proteger.

Filtro solar para o corpo?

Sim, é importante usar filtro solar no corpo todo, mesmo sem se expor diretamente.

Há diversas marcas por aí e eu sei que deveria usar também todos os dias, porém fico com preguiça rsrs. Geralmente os filtros solares corporais são mais emolientes e a gente fica lembrando dele no toque ou pelo cheirinho característico.

Porém, quando saio de casa eu passo pelo menos nos braços, mãos e pé se estou com sapato aberto.

Por que usar protetor solar?

Filtro solar é mais que um cosmético. O câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos.

Câncer de pele pode ser tão fatal como qualquer outro tipo de câncer, e não é só em quem apresenta pele branca que corre risco, peles negras também precisam se proteger.

Há também as queimaduras que podem causar dor, bolhas e febre.

Em quem também procura uma pele mais saudável e bonita a proteção solar adequada ajuda a evitar rugas, machas, flacidez e o envelhecimento precoce.

O colágeno que é responsável pela sustentação da nossa pele, que dá volume e firmeza, é particularmente atingido pelos raios solares.

Qual a quantidade correta de filtro solar?

Para que a proteção funcione como indicado pelo fabricante você aplicar uma camada com a quantidade correta de filtro solar entre 15 minutos a meia hora antes da exposição ao sol. Eu já adianto que é mais do que você usa rsrs.

A quantidade indicada é aplicar de 1 a 2 ml (1 colher de chá) de filtro solar no rosto, pescoço e colo (não esquece a nuca e orelhas). Para o corpo são 10 ml de produto (3 colheres de sopa).

Uma dica para quem não quer ficar medindo é espalhar uma linha do filtro solar nos 3 dedos (indicar, médio e anelar) e espalhar no rosto aos poucos, inclusive reaplicando se ainda houver produto.

Reaplicar o filtro solar

Uma das maiores dificuldades para mim.

Reaplicar o filtro solar estando em casa sem maquiagem é fácil, porém essa não era a nossa realidade.

Atualmente alguns filtros solares conseguem ser aplicados por cima da base sem causar problemas, sem manchar nem nada. Geralmente os mais fluídos e com toque seco. Há também os filtros em pó, estilo pó compacto que você compra com cor ou sem. Já vi e quase comprei um tipo de filtro em spray, parecido com essas brumas hidratantes. Ainda não testei.

O ideal é reaplicar o filtro a cada 4 horas se em ambiente fechado e a cada duas horas ao se expor ao sol. Siga a recomendação do fabricante ou do seu dermatologista.

O que é FPS?

O Fator de Proteção Solar é o indicativo de quanto o protetor solar te protege de ficar com a pele vermelha (UVB) comparando com a pele sem nenhuma proteção. Em inglês é SPF.

Se o protetor solar fala que ele é FPS 30 quer dizer que se você demora 5 minutos para ficar com a pele vermelha sem protetor, usando esse produto você demorará 150 minutos. Não quer dizer que um filtro solar fatos 70 tenha proteção por mais de 4 horas, a pele absorve o produto, por isso precisamos reaplicar.

Em relação ao percentual de proteção temos a tabela abaixo:

FPS 2 bloqueia 50% dos raios UVB;

FPS 4 bloqueia 75% dos raios UVB;

FPS 8 bloqueia 87% dos raios UVB;

FPS 15 bloqueia 93% dos raios UVB;

FPS 30 bloqueia 97% dos raios UVB;

FPS 50 bloqueia 98% dos raios UVB;

FPS 100 bloqueia 99% dos raios UVB.

Ou seja, talvez pagar mais caro pelo filtro sola FPS50 não compense pois a diferença do produto com FPS 30 para o FPS 50 é muito pequena.

O que é proteção UVA e UVB?

O sol emite sua energia em forma de ondas e várias delas são visíveis (cores) e algumas invisíveis como os raios ultravioletas.

UVA: Raio ultravioleta A são os responsáveis pelos danos como câncer e manchas, estão presentes mesmo em dias nublados e são a maior parte da radiação solar emitida.

UVB: Raio ultravioleta B são os raios que causam vermelhidão e queimaduras, estes são os raios que evitamos quando preferimos nos expor ao sol antes da 10 da manhã e após a 16 horas.

Você sabia que também existe o raio UVC, porém a camada de ozônio é capaz de barrar esse raio completamente. Desde que a gente preserve a camada de ozônio não precisaremos nos preocupar com esses aí.

Roupas com filtro solar funcionam?

Os tecidos sintéticos (aqueles que são feitos poliamida e fibras de poliéster) têm em sua base de fabricação o dióxido de titânio. Eles funcionam da mesma forma que os protetores físicos, repelem a radiação não permitindo que cheguem até a pele.

Eles auxiliam na proteção solar de grandes áreas e principalmente do couro cabeludo que a gente não lembra de proteger.

Protetor solar para couro cabeludo e cabelos?

Sim, devemos proteger o couro cabelo e os fios, porém devemos usar produtos diferentes. Para o couro cabeludo a gente pode usar filtro solar corporal mesmo, porém pela minha experiência não dá bom. Fica super oleoso e estranho.

Hoje já existem protetores próprios para o couro cabeludo em spray, que facilita bem. Para os fios muitos cremes de pentear vem filtro UV.

Se você raspa o cabelo ou tem calvície é mais importante ainda se proteger do sol.

Use um chapéu para garantir proteção ao couro cabeludo e ao rosto.

Posso usar pasta d’água como protetor solar?

Há alguns estudos realizados em Madagascar que apontam que para proteção da população albina (onde a pele não produz melanina) alguns produtos como pomadas para assadura com grandes quantidades de óxido de zinco protegem a pele e tem baixo custo. Para esses casos, como uma opção paleativa de cuidados.

pasta dagua
Bia e Bianca Feres atletas do nado sincronizado com pasta d’água no rosto.

A pasta d’água tem essa quantidade grande de óxido de zinco, porém para que ela funcione na pele como protetor solar você precisa ficar completamente branco (a). Sim, como as moléculas usadas são bem grandes elas ficam muito visíveis.

Talvez você já tenha visto na internet ou em filmes surfistas com o nariz principalmente bem branco, com uma pomada no rosto praticamente sem espalhar, para fazer efeito deveríamos utilizá-la assim. E ainda reaplicar conforme acima.

Visite um dermatologista

Não espere uma consulta com um dermatologista para começar a se cuidar. Nas farmácias há diversas opções de produtos para todos os bolsos. Eu sei que que dermatologista pode ser caro e nem sempre é fácil conseguir uma consulta no SUS. Apenas não deixe de ir ao médico. Ele tem informações que podem melhorar o seu cuidado, ele pode te passar uma fórmula de protetor solar manipulada mais acessível e não é só estético, é saúde.

Em geral os protetores solares são vendidos em forma líquida ou em creme, temos alguns em pó, em spray e até alguns orais, porém esse último só é indicado em casos específicos e não dispensam o uso dos de uso tópico.

O uso do filtro solar se torna algo prático, como escovar os dentes. Eu deixo o meu no banheiro junto do hidratante que é para não esquecer. É um hábito que vai melhorar sua pele, espinhas e oleosidade inclusive, e que vai te manter saudável.

Espero que tenha te ajudado.

Até o próximo.

Deixe uma resposta