Siena é uma das cidades mais importantes da região da Toscana. Para entender melhor sobre a Itália de forma geral é preciso lembra que muitas do que são cidade hoje eram cidades estado e até havia conflito entra elas.
Fundação de Siena
A lenda de sua fundação vem da época de romana, Sénio (filho de Remo irmão de Rômulo, da lenda de criação de Roma e que ambos foram amamentados por uma loba) foi seu fundador, porém o local já era habitado pelos etruscos.
Siena teve seu auge na época do Renascimento e mantém até hoje grande parte das construções e obras de artes da época, atualmente é patrimônio da Unesco.
Como chegar
Estávamos de carro e paramos em um estacionamento público, porém eu não o encontrei no Google Maps. Se você estiver em Florença e for pra Siena ônibus é mais em conta e te deixa mais perto do centro histórico.
Ir de carro foi um facilitador para nós dois, o parceiro aqui do blog o Rent Cars além de sempre oferecer os melhores preços você paga em real, não paga iof e pode dividir ainda!
Eu economizei muito com eles e clicando aqui você terá 5% de desconto.
Linhas 131R e 1310 mais detalhes aqui. Compre já ida e volta, não são todos os ônibus que permitem comprar o bilhete no próprio ônibus e as tabacchi podem estar fechadas.
Começamos nosso passeio pelo Duomo de Siena, construído no séc. XIII e além de ser lindíssima é cheia de significados e afrescos renascentistas, muitos detalhes para serem observados.

A entrada é paga, em torno de 15 euros, mas confira aqui antes pois os preços variam.
Comidas em Siena
Bateu aquela fome e decidimos ir até o Gino Cacino di Angelo, restaurante muito escondido na Piazza Mercato, 31, comemos sanduíches com presuntos e queijos artesanais e tomamos um vinho bem gostoso.
Vale a pena demais, apenas precisamos de um pouco de mimica, pois a equipe não falava inglês e nosso italiano não era tão fluente.
Recomendo o panino de Stracciatella (um tipo de queijo) com salume e um Panpepato.
Palio de Siena
Fomos agora em direção a Piazza del Campo.
A praça possui uma inclinação e na parte mais baixa fica o Palazzo Pubblico e em frente fica a Fonte Gaia.
Na praça acontece a Palio, corrida que é tradição da cidade desde o século XVII.

Os bairros da cidade se enfrentam numa corrida de cavalos vestido com roupas típicas e o ganhador leva o Palio (um estandarte feito para cada edição da corrida). Se você quiser ver as corridas a temporada é em julho e agosto.
Ao redor da praça há tantos outros prédios importantes historicamente e você pode beber um spritz num dos bares e restaurantes espalhados ou fazer como os locais e deitar no chão da praça para aproveitar o sol.
Partimos para a Basílica de San Domingo, a igreja fica no alto do monte e a entrada é gratuita!
Diferente da maioria das igrejas, esta é clara e ampla. Lindos vitrais.
Fontebranda
Continuamos andando até a Fontebranda, citada no livro de Dante (Divina Comédia) foi construída no séc. XIII.

A água é límpida, há alguns peixinhos dentro e a temperatura agradável, o que foi ótimo, pois fazia calor nesse dia.
A Fontebranda é composta por três arcos de estilo gótico e a bandeira da cidade de Siena em preto e brando na frente.
Para ir até a fonte, por exemplo, descemos uma ladeira bem íngreme. Há alguns pontos da cidade que possuem escadas rolantes para auxiliar quem tem mais dificuldade de locomoção.
Medici
Passamos por um local que ainda não é muito conhecida da maioria dos turistas, a Fortaleza Medicea, a entrada é gratuita.
Ela foi construída no século XVI, durante o controle de Florença na cidade pela Familia Medici. Além do jardim lindíssimo, há uma escola de jazz e enoteca com degustação de vinhos.
A família Medici é muito presente na região da Toscana e principalmente em Florença.
Eles dominaram várias cidades durante os séc. XV e XVII por serem ricos e influentes. É possível ver vários locais com alguma ligação aos Medici pela Itália.

Fim do dia e precisávamos voltar para Cecina. Um delícia de dia, que comida gostosa e energia boa.
Ainda não acabou a road trip, a próxima parada foi em Livorno e Rosignano.
Quero muito conhecer a Itália. Amei os lugares que você conheceu. As fotos ficaram lindas.
Amando acompanhar sua road trip… Ainda não conheço a região da Toscana, logo estou encantada com cada foto dos seus posts! Abraços!
Oi Camila! Adorei as dicas sobre Sienna. A comida na Itália é realmente do outro mundo e morro de saudade do queijo stracciatella (que aliás também é o nome do “sorvete de flocos” e de uma soupa típica)! Em relação ao transporte coletivo, quando eu morava na Europa, não trocava o trem por nada… Vcs tentaram? Eu não ia de carro praticamente à lugar algum! Bjooo
Oi Patti! a sopa eu sabia agora o sorvete eu provalvemente ficaria confusa hahahahah
Tentamos o trem, mas como sobrou uma semana apenas para turismo livre (correria), algumas cidades não dava pra ir de trem e o preço de alguns trechos ficava salgado acabou valendo mais a pena ir de carro. Dirigir naquelas paisagens das estradinhas pequenas foi tão legal rsrs
Eu acho as paisagens da italia muito linda. Afinal é por isso e por mil outras coisas que ela está na minha lista de viagens.
Beijos
Que lugar lindo arrasou nas fotos
Eu preciso viajar muito para a Itália…é um destino que ainda não estive mas está na minha lista….adorei o post. Parabéns!
Ainda não conheço Siena, embora já tenha ido à Toscana. Mas está nos meus planos em breve.