Lucca é uma cidade próxima a Pisa que manteve seu centro histórico de “cidade murada”; primeiramente era habitada por lígures, povo mais antigo a habitar a região e logo depois dominados pelos etruscos e posteriormente pelos romanos.
A muralha
A muralha que cerca a cidade antiga atualmente é uma espécie de parque, você pode andar por sua extensão sob a sombra de árvores, sentar-se na grama e aproveitar para ver a cidade de outro jeito.
É muito fácil se perder em Lucca! Paramos nosso carro próximo à uma das entradas da cidade, numa rua sem parquímetro. Entramos e logo ouvi um barulho forte e um cheiro estranho. Era uma espécie de esgoto ou rio que corre coberto pela cidade e naquele ponto volta a superfície.
Já salve no seu Googlemaps ou logo na entrada há mapas disponíveis. Nós entramos pela Porta San Jacopo, na Viale Agostino Marti.
Como chegamos cedo não encontramos nenhum no pedestal, por isso vou deixar um mapa disponível para download aqui nesse link.
Os traços medievais são os mais presentes na arquitetura da cidade que era um ponto de parada importante para peregrinos vindos da França em direção à Roma. Na verdade, esse foi o período de maior riqueza da cidade.

Torre Guinigi
Um dos pontos mais icônicos de Lucca e a torre Guinigi, construída pela família Guinigi curiosamente nasceram carvalhos em seu topo. Famílias ricas construíam torres e igrejas para mostrar seu poder na época.
É possível subir os mais de 200 degraus e ver a cidade lá de cima. Custa 3,50 euros.
Perto da torre fica a igreja ortodoxa de Sant’Anastasio, reparamos na diferença das construções entre as igrejas apostólicas.
Também passamos pela igreja de Santa Giulia, toda em mármore.
Como não poderia faltar, chegamos ao duomo da cidade.

Catedral de San Martino
Catedral de San Martino foi construída no século XI e depois reformada em partes para estilo gótico no século XIV, ela impressiona pelo trabalho entalhado em mármore e detalhes.
Dentro da catedral há murais, vitrais e o Volto Santo, famoso crucifixo em madeira. A entrada custa 3 euros.
Do lado de fora há essas ilustrações em alto relevo e colunas decoradas.
Em seguida fomos ao Teatro Comunale de Giglio, construído no século XVII e em funcionamento até os dias atuais.
Fomos agora em direção a Igreja de San Michele in Foro, antigo fórum romano transformado em igreja em meados 845 AEC.
A igreja passou por reformas no século X, XII e XIV. Uma das coisas que me chamou a atenção é que na arte exterior há a presença dos signos do zodíaco como na Torre do Relógio de São Marcos em Veneza.
Acredito que Lucca é a cidade com mais igrejas por metro quadrado rsrs. O apelido da cidade na verdade é “cidade das 100 igrejas”.
Próxima parada foi na Basílica de San Frediano, construída em estilo românico no séc. XI a pedido de um monge irlandês Fredianus, foi ampliada nos séculos seguintes e ganhou o famoso mosaico bizantino a partir do séc. XIII.
O mosaico brilha com a luz do sol e é possível vê-lo de longe representando a ascensão de Cristo. Dentro há diversas obras e inclusive o corpo mumificado de Santa Zita, famosa na cidade, fica numa das capelas.

Praça do Anfiteatro
Continuamos até a Praça do Anfiteatro, nos tempos romanos o local era o anfiteatro da cidade e na idade média foram construídas moradias no entrono, atualmente apenas o formato do teatro permanece.
Bom local para degustar a culinária da cidade ou tomar um café.
Lucca é aquela cidadezinha despretensiosa e riquíssima que faz diferença no seu roteiro.
É possível passar boas horas andando por suas ruelas, admirando suas fontes e até um monumento em homenagem a Garibaldi (por sua atuação na unificação do país).
Passamos pelos menos 3 horas na cidade, mas recomendo pelo menos meio dia. Acabamos pegando igrejas e alguns outros locais legais fechados. Confira aqui mais informações e sobre o passe dos museus da cidade.
Depois Lucca iriámos para Pisa, devolver o carro alugado e voltar para casa.
O parceiro aqui do blog o Rent Cars além de sempre oferecer os melhores preços você ainda paga em real, não paga IOFe pode dividir! Eu economizei muito com eles e clicando aqui você terá 5% de desconto.
Agora só falta Pisa, continue acompanhando os posts!
Adorei a arquitetura medieval da cidade! Não conhecia essa cidade, muito interessante! Road trips são boas pq dá para você ter mais liberdade e explorar cidades diferentes do país, menos turísticas!
Eu gostei muito do dia que passei em Lucca… cidade lindinha! Diferente de você cheguei de trem desde Firenze. A torre estava fechada, era quase inverno e não pudemos subir, mas visitamos igrejas, circulamos e aproveitamos a deliciosa atmosfera medieval. Meu lugar favorito?! O anfiteatro. 🙂
Eu amei a praça também, uma das fotos q mais gosto é de lá…
brigada por participar Ana!
Que legal, confesso que ainda não conhecia Lucca, mas adorei viajar por essa graciosa cidade com você! 😀
Obrigada Gabriela! bju
Olá Muito bom o seu artigo, vou passar a acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Elaine, amei seu feedback!
Qualquer dúvida to quase sempre online rsrs