Road Trip Itália – Bologna e Ferrara

Paramos em Bologna e Ferrara, nosso principal objetivo era chegar a Veneza e estávamos no lado oposto, em Pisa. Alugamos o carro por uma semana durante nossa estada na Itália. A viagem foi longa, mas muito divertida!

Cecina veneza maps camila latorre blog

A Road Trip

Na época apenas uma empresa nos alugou o carro com a habilitação brasileira em Pisa, as de Cecina pediam a permissão internacional para dirigir.

Como nunca haviam nos solicitado o documento, nem achamos que seria um problema, é bom conferir com as empresas antes sobre a necessidade ou solicitar sua PID antes da viagem.

Optamos para baratear nossos custos ir pelas estradas estaduais, que não possuíam pedágios e eram em geral estreitas (o que me dava muito medo), mais demoradas, contudo também víamos as casinhas mais tradicionais e cidadezinhas menores e plantações.

O parceiro aqui do blog o Rent Cars além de sempre oferecer os melhores preços você paga em real, não paga iof e pode dividir ainda! Eu economizei muito com eles e clicando aqui você terá 5% de desconto.

campos Italia camila latorre blog

Saímos de Cecina bem cedinho em direção a Veneza, usamos o google maps e waze para traçar a rota e não tivemos problemas, estávamos usando a internet móvel da TIM. Era um chip pré pago com 1 giga de internet e alguns minutos de ligação. Custou 20 euros.

Bologna

Nossa primeira parada foi em Bologna. A cidade que tem a mais antiga universidade ainda em funcionamento do mundo!

camila latorre blog torre bologna

Paramos o carro num estacionamento gratuito mais afastado do centro e fomos andando até o centro histórico, que não era muito longe. Em média 10 minutos de caminhada.

Passamos nas Torres Asinelli e Grisenda, construídas no sec. XII são duas torres com 97 metros de altura (a mais alta) pela família Asinelli. Bologna já foi conhecida por ser a cidade das torres. É possível subir nas torres, a entrada custava seis euros.

Asinelli e Grisenda

De lá passamos na Piazza di Sato Stefano, onde há uma igreja com o mesmo nome. Construída no século V ela fica no meio da praça e há outras seis igrejas ao redor.

35236423_1991261164282732_7637920649498853376_n

Nesse local, durante a era Romana, ficava um templo em homenagem a Isis.

Seguimos em direção a Piaza Magiore que é onde está uma das igrejas mais importantes da Itália, a basílica de São Petrônio.

35356758_1991261334282715_5649776933810995200_n

Uma parte do Concílio de Trento foi realizada na basílica, para apaziguar católicos e protestantes. Projetada no século XIV para ser a maior igreja do mundo estava fechada para obras quando visitamos a cidade.

35333488_1991261220949393_5973534764039143424_n

Na praça também há mais três construções Palazzo del Podestà, Palazzo Re Enzo e Palazzo del Capitano que merecem ser apreciadas, quando voltarmos iremos lá.

Já em direção ao carro passamos na Fonte de Netuno e pelo pórtico da cidade.

fonte de netuno

Foram 4 km com 666 arcos, lindos e cheio de histórias.

35364007_1991261207616061_5398463141598199808_n

Bologna é a capital da culinária italiana, grande parte dos pratos italianos mais famosos são originários da região da Emilia Romagna.

Atualmente há “Disnelândia da Comida” na cidade, e eu estou bem curiosa para conhecer. Nesse link você pode ter mais informações sobre a atração.

Comemos um sanduíche de mortadela delicioso e voltamos para estrada.

lojinha bologna camila latorre blog

Ferrara

Próxima parada Ferrara!

Chegamos e paramos o carro alugado num estacionamento gratuito na entrada da cidade, próximo ao aqueduto monumental com uma estátua representando o rio Po e seus afluentes.

35264949_1991294940946021_1737532064728612864_n

A obra terminou em 1932 e é imponente. Fica na Praça 24 de maio.

Andamos pela cidade até chegar ao centro histórico.

Chegamos ao castelo Estense.

castelo estene camila latorre blog
A construção começou após uma revolta popular em 1385

Castelo medieval de uma das famílias mais poderosas da região a D’este, com um fosso cheio de água, pontes levadiças e um canhão.

35296100_1991294764279372_2111647235451125760_n (1)

Não entramos no castelo, pois ele já estava fechado, mas dentro há varias salas preservadas e tetos com pinturas lindas.

Fosso comum a construções medieváis

Continuamos andando pela cidade e as construções pareciam revelar um pouco da história que aconteceu lá, tudo construído antes de Colombo chegar a América. Aqui você encontra informações sobre horário e eventos do castelo.

ponte ferrara camila latorre blog

Chegamos ao famoso Palácio de Diamante! Você acha que esse nome é por ele ter algo feito em diamantes ou guardar alguma gema da pedra preciosa errou.

o Palácio foi construído entre 1493 e 1503.

O nome dele é diamante devido ao formato de ornamentação das paredes externas, feita em mármore.

Dentro há exposições de arte e um lindo pátio com uma fonte no meio.

O centro histórico era cheio de vendinhas e restaurantes, lojas de grifes famosas e lojinhas pequenas, o que deixa o local mais interessante!

Voltamos para o carro e para estrada, ainda precisávamos chegar a San Giuliano, dormir para ir a Veneza no próximo dia. Compramos uma lasagna num mercado que estava incrivelmente gostosa.

lasagna camila latorre blog

Próxima parada foi em Veneza, no próximo post eu conto como foi. Até!