O lugar da cidade do Rio que eu mais gosto é o Jardim Botânico do Rio de Janeiro! Impossível você ir lá e não se apaixonar. Aproveitei que meu roteiro já tinha o Jardim como certo e passei pelo Parque Lage que fica bem próximo.
Parque Lage
O Parque Lage hoje é onde funciona a Escola de Artes Visuais, por isso tenha cuidado ao visitar o local durante o horário das aulas.
Com 52 hectares de área bem abaixo do Cristo Redentor (há uma trilha que sai do Cristo e vai até o parque Lage, porém como não há policiamento nem seguranças achamos melhor não fazê-la).
O local era uma fazenda de açúcar e no século XIX foi feita a reforma que deixou o prédio como ele é hoje. Já pertenceu a membros da sociedade carioca, sediando festas e eventos e em 1966 foi desapropriado pelo governo e se tornando o Parque Lage.
O lugar tem uma beleza incrível, combina a construção de estilo europeu, pátio aberto e a mata nativa como moldura.
Já serviu de locação para filmes, clipes musicais e novelas.
É lindíssimo e gratuito. Você pode até comer por ali, há um restaurante dentro do prédio e estava cheio quando fomos, decidimos não esperar.
Andando uns 10 minutos em direção a Gávea chegamos ao Jardim Botânico.
Jardim Botânico
O Jardim Botânico foi criado em 1808 por D. João (ainda príncipe regente) com o intuito de abrigar uma fabrica de pólvora e adaptar a flora de outros locais do mundo na cidade.
O jardim era utilizado para desenvolver o estudo das espécies estrangeiras no Brasil e estudar as nativas brasileiras.
Cada Aleia (ruazinha) do Jardim Botânico tem uma história, homenageia algum cientista ou bem feitor ligado a sua construção ou manutenção.
Dom João inclusive queria o monopólio das palmeiras imperiais (palmeiras da principal aleia do parque) e até mandava queimar os frutos das árvores para que ninguém as plantasse em outro local.
Há um orquidário bem completo, com espécies de vários locais do mundo.
Você pode passar pelas nascentes e pequenas cachoeiras nas encostas, é possível ir se guiando pelo barulho da água.
Há um espaço dedicado a espécies amazônicas, um jardim japonês com até flores de lótus, um jardim sensorial onde o visitante deve tocar as plantas, um bromeliário, um aqueduto e o Lago Frei Leandro, nomeado em homenagem ao responsável pela construção deste e outras estruturas quando diretor do local ainda no séc. XIX.
Posso dizer que meu lugar preferido dessa vez foi o lago Frei Leandro, poderia sentar ali e ficar por horas contemplando.
O jardim Japonês também foi especial, eu não me lembrava de tê-lo visto quando visitei ainda criança.
Lembro que saia correndo por essas aleias e minha vó ficava me chamando rsrs
A entrada é paga, custou R$15,00 inteira e o horário de visitação de terça a domingo é de 8h às 18h. Clique aqui para mais informações.
É bem difícil não relaxar ouvindo o barulho da água, observando a beleza da natureza e como o homem é capaz de integrá-la a cidade.
Dentro do Jardim Botânico, à medida que entramos paramos de ouvir o barulho da rua, fica uma paz enorme. Aproveite para relaxar e respirar ar puro.
Quais outros Jardins Botânicos você acha que eu gostaria de conhecer?
Maravilhoso mesmo. Ainda não fui lá.
Jardim bem lindo.. Adorei..
oi!
Que lindo ❤ tenho muita vontade de ir conhecer o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é maravilhoso.
bjo
um lugar mais lindo que o outro. As fotos ficaram incríveis,fiquei ate com vontade de conhecer o jardim botânico. Faz tao bem a gente reservar um tempoinho pra conhecer um pouquinho da nossa cidade neh. Amei o post e as fotos
Que maravilhoso!!! Ameeei as fotos, super lindas!!!
Beijinhos, Gi ❀
Blog Apenas Detalhes | http://www.apenasdetalhes.com
Que lugares lindos! Apesar de ter nascido no Rio, não moro na cidade a algum tempo e nunca conheci esses lugares! Quem sabe um dia !
São sítios lindíssimos! Se formos ao Rio algum dia, iremos lá certamente!
As fotos estão muito boas! ?
http://www.me-myself-and-her.com/
O Rio de Janeiro continua lindo, fotos belíssimas,fiquei com vontade de conhecer o jardim botânico. Faz tao bem a gente reservar um tempinho pra relaxar, Parabéns!!!