O que significa a classificação de estrelas dos hotéis?

O que significa a classificação de estrelas dos hotéis?

Afinal o que significam as estrelas que classificam os hotéis?

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É só pensar em viajar a primeira vez e vem à cabeça: qual hotel escolher? Qual a diferença entre o 3 estrelas para um de 5 estrelas?

A classificação de hotéis por estrelas é utilizada no Brasil e tem sua avaliação feita pelo Ministério do Turismo e Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem e visa equalizar o tipo de hospedagem e assim facilitar nossa escolha.

Além dos hotéis, temos que lembrar que há outros tipos de hospedagem. Temos cama e café (bed and breakfast), pousadas, flats e etc.

Os estabelecimentos precisam cumprir alguns requisitos básicos para se enquadrar na classificação.

Esse post vai ficar longo, mas você pode focar só no que o hotel que você procura possui. Dá para clicar no link e ir direto ao tipo de estabelecimento que deseja pesquisar.

Vamos começar por essas classificações:

Hotel –  vai de uma estrela até 5 estrelas

Hotel Fazenda – de uma estrelas a  5 estrelas

Cama e Café – 1 estrela a  4 estrelas

Resort – 4 estrelas a 5 estrelas

Hotel Histórico – 3 estrelas a 5 estrelas

Pousada –  1 estrela a 5 estrelas

Flat/Apart Hotel – 3 estrelas a 5 estrelas

Cada estrela dessa avaliação é de responsabilidade do Mtur e elas nos dão uma ideia do que podemos esperar quando estamos procurando uma hospedagem.

Lembrando que a adoção do sistema de estrelas para a classificação é voluntário, os hotéis e pousadas não são obrigados a utilizar.

Porém se o local afirma possuir X estrelas ele deve estar de acordo com que determina a classificação da SBClass e é avaliado por agentes do Inmetro.

Para facilitar vou abreviar Unidade Habitacional como UH, assim como o Mtur faz. Cada UH é um quarto ou apartamento, dependendo do tipo de local.

Abaixo vou descrevendo os tipos de empreendimento e o que cada estrela significa em cada caso.

Hotel

Hotel é todo estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo do hóspede, mediante cobrança de diária.

1 estrela
  • serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível por telefone durante 24 horas;
  • Serviço de guarda dos valores dos hóspedes
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com 9 m² (em no mínimo65% das UH)
  • Banheiros nas UH com 2 m² (em no mínimo 65% das UH)
  • Troca de roupas de cama uma vez por semana
  • Serviço de café da manhã
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las
2 estrelas
  • Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível por telefone durante 24 horas
  • Serviço de guarda dos valores de hóspedes
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com 11 m² (mínimo 70%)
  • Banheiro nas UH com 2 m² (em no mínimo 70% das UH)
  • Troca de roupas de cama duas vezes por semana
  • Sala de estar com televisão
  • Serviço de café da manhã (pode ser cobrado ou incluso na diária)
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito
  • Medidas para uso inteligente dos recursos naturais e gerenciamento de descarte de matérias (reciclagem, rede de esgoto e etc).
  • Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las.
3 estrelas
  • Serviço de recepção aberto por 18 horas e acessível por telefone durante 24 horas
  • Serviço de mensageiro no período de 16 horas
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com 13 m² (mínimo 80%)
  • Banheiro nas UH com 3 m² (mínimo 80% das UH)
  • Troca de roupas de cama em dias alternados
  • Troca de roupas de banho diariamente
  • Serviço de lavanderia (pode ser cobrado ou incluso na diária)
  • Sala de estar com televisão
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais e nas UH
  • Serviço de facilidades de escritório virtual
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/ventilação forçada/calefação) adequada em 100% das UH
  • Restaurante
  • Serviço de café da manhã
  • Área de estacionamento
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito
4 estrelas Hotel Carimã
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  • Serviço de recepção aberto durante 24 horas
  • Serviços de mensageiro no período de 24 horas
  • Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedesÁrea útil da UH, exceto banheiro, com 15 m² (mínimo 90%)
  • Banheiros nas UH com 3 m² (mínimo 90%)
  • Berço para bebês, a pedido
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
  • Café da manhã na UH
  • Serviço de refeições leves e bebidas nas UH (room service) no período de 24 horas
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Secador de cabelo à disposição sob pedido
  • Serviço de lavanderia
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais e nas UH
  • Mesa de trabalho, com cadeira, iluminação própria, e ponto de energia e telefone, nas UH, possibilitando o uso de aparelhos eletrônicos pessoaisSala de ginástica/musculação com equipamentos
  • Serviço de facilidades de escritório virtual
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
  • Restaurante
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantarServiço à la carte no restaurante
  • Bar
  • Área de estacionamento com serviço de manobrista
  • Mínimo de três serviços acessórios oferecidos em instalações no próprio hotel (por exemplo: salão de beleza, baby-sitter, venda de jornais e revistas, farmácia, loja de conveniência,locação de automóveis, reserva em espetáculos, agência de turismo, transporte especial, etc)
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-lasPrograma de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes de seleção de fornecedores (critérios ambientais, socioculturais e econômicos) para promover a sustentabilidade
  • Parâmetros permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito
5 estrelas: Copacabana Palace
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  • Recepção aberto por 24 horas
  • Serviço de mensageiro durante o dia todo
  • Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedesÁrea útil da UH, exceto banheiro, com 17 m²
  • Colchões das camas com dimensões superiores ao padrão nacional
  • Banheiro nas UH com 4 m²
  • Disponibilidade de UH com banheira
  • Roupão e chinelo em 100% das UH
  • Berço para bebês, a pedido
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)Café da manhã nas UH
  • Serviço de refeições leves e bebidas nas UH (room service) no período de 24 horasTroca de roupas de cama e banho diariamente
  • Secador de cabelo a disposição sob pedido
  • Serviço de lavanderia
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais e nas UH
  • Mesa de trabalho com cadeira, iluminação própria, e ponto de energia e telefone, nas UH, possibilitando o uso de aparelhos eletrônicos pessoaisSala de ginástica/musculação com equipamentos
  • Serviço de facilidades de escritório virtual
  • Salão de eventos
  • Serviço de guest relation/concierge
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
  • Restaurante
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantarServiço à la carte no restaurante
  • Preparação de dietas especiais (vegetariana, hipocalórica, etc)
  • Bar
  • Área de estacionamento com serviço de manobrista
  • Mínimo de seis serviços acessórios oferecidos em instalações no próprio hotel (por exemplo: salão de beleza, baby-sitter, venda de jornais e revistas, farmácia,loja de conveniência, locação de automóveis, reserva em espetáculos, agência de turismo, transporte especial, etc)
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de águaMedidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes de seleção de fornecedores (critérios ambientais)
  • Normas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito

A medida que as estrelas aumentam, aumentam também os tamanhos mínimos dos banheiros, banheiras nas UH, roupão e chinelos e claro os serviços que o hotel oferece também vão se ampliando.

O que eu achei mais estranhos é que os hotéis com menos de 3 estrelas não precisam aceitar pagamento com cartão de crédito ou débito, o que é bem importante você saber antes de chegar no local para se hospedar.

Principalmente no interior do país, onde pode ser mais difícil conseguir sacar dinheiro.

Agora se você for ficar num Resort saiba a diferença entre o 4 estrelas para o 5. Todo resort já começa pela quarta estrela.

Resort

Hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento que disponha de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento.

4 Estrelas Fisher Island Club
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  • Serviço de recepção aberta por 24 horas
  • Serviços de mensageiro no período de 24 horas
  • Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedes
  • UH com 25 m²
  • Colchões das camas com dimensões superiores ao padrão nacional
  • Berço para bebês, a pedido
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
  • Serviço de refeições leves e bebidas nas UH (room service) no período de 18 horas
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Secador de cabelo em 100% das UH
  • Seis amenidades, no mínimo, em 100% das UH
  • Serviço de lavanderia
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais e nas UH
  • Mesa de trabalho, com cadeira, iluminação própria, ponto de energia e telefone, nas UH, possibilitando o uso de aparelhos eletrônicos pessoais
  • Sala de ginástica/musculação com equipamentos
  • Sauna seca ou a vapor
  • Dois tipos de piscina, no mínimo
  • Sala de reuniões com equipamentos
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
  • Dois Restaurantes, no mínimo, com cardápios diferentes
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar
  • Dois Bares, no mínimo
  • Área de estacionamento
  • Mínimo de seis serviços acessórios oferecidos em instalações no próprio resort (por exemplo: salão de beleza, babá, loja de conveniência, locação de automóveis, agência de turismo, etc)
  • Programas Recreativos Próprios, para adultos e crianças, com recreadores e atendimento em dois turnos do dia (manhã, tarde ou noite)
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água e gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las
  • Programa de treinamento para colaboradores e sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito
5 Estrelas: Resort Wish Natal
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  • Recepção aberta por 24 horas
  • Serviços de mensageiro no período de 24 horas
  • Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedes
  • UH com 25 m²
  • Colchões das camas com dimensões superiores ao padrão nacional
  • Disponibilidade de UH com banheira
  • Roupão e chinelo em 100% das UH
  • Berço para bebês, a pedido
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
  • Serviço de refeições leves e bebidas nas UH (room service) no período de 24 horas
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Serviço de abertura de cama
  • Local e equipamento para passar roupa à disposição nas áreas comuns ou nas UH
  • Secador de cabelo em 100% das UH
  • Oito amenidades, no mínimo, em 100% das UH
  • Serviço de lavanderia
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais e nas UH
  • Mesa de trabalho, com cadeira, iluminação própria, ponto de energia e telefone, nas UH, possibilitando o uso de aparelhos eletrônicos pessoais
  • Sala de ginástica/musculação com equipamentos
  • Sauna seca ou a vapor
  • Três tipos de piscina, no mínimo
  • Sala de reuniões com equipamentos
  • Serviço de facilidades de escritório virtual
  • Espaço para Apresentações (teatro, música, projeção de cinema, etc)
  • Serviço de guest relation / concierge
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
  • Três Restaurantes, no mínimo, com cardápios diferentes
  • Serviço à la carte no restaurante
  • Cardápio com cozinha regional ou típica em um dos restaurantes
  • Preparação de dietas especiais (vegetariana, hipocalórica, etc)
  • Três Bares, no mínimo
  • Área de estacionamento com serviço de manobrista no período de 24 horas
  • Serviços de massagens (por exemplo, massoterapia, talassoterapia, shiatsu, etc)
  • Mínimo de seis serviços acessórios oferecidos em instalações no próprio resort (por exemplo: salão de beleza, babá, loja de conveniência, locação de automóveis, agência de turismo, etc)
  • Serviços de revitalização e relaxamento (pedras quentes, banhos aromáticos, etc)
  • Programas Recreativos Próprios, para adultos e crianças, com recreadores e atendimento nos três turnos do dia (manhã, tarde e noite)
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las
  • Programa de treinamento para colaboradores
  • Parâmetros permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito 

Hotel Fazenda

Empreendimento localizado em ambiente rural, dotado de exploração agropecuária, que ofereça entretenimento e vivência do campo.

É preciso que o hotel possua essas características mais rurais e ofereça a vivência de vida no campo.

1 estrela
  • Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível durante 24 horas
  • Área de estacionamento
  • Troca de roupas de cama e banho em dias alternados
  • Culturas diversas (pomar, horta, flores, etc)
  • Instalações para criação de animais (piscicultura, caprinocultura, bovinocultura, avicultura, etc)
  • Restaurante
  • Parâmetros permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Critérios permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade e Programa de treinamento para empregados 
2 estrelas
  • Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível durante 24 horas
  • Área de estacionamento
  • Troca de roupas de cama e banho em dias alternados
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar
  • Culturas diversas (pomar, horta, flores etc)
  • Instalações para criação de animais (piscicultura, caprinocultura, bovinocultura, avicultura, etc)
  • Restaurante
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água, gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidades locais
  • Programa de treinamento para empregados 
3 estrelas Hotel Fazenda Menino da Porteira
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  • Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível durante 24 horas
  • Oferecer serviço de guarda dos valores dos hóspedes
  • Berço para bebês, a pedido
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Culturas diversas (pomar, horta, flores, etc)
  • Instalações para criação de animais (piscicultura, caprinocultura, bovinocultura, avicultura, etc)
  • Climatização (refrigeração/ventilação/calefação) adequada em 100% das UH
  • Bar
  • Restaurante
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar
  • Área de estacionamento
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Parâmetros permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local
4 estrelas
  • Recepção aberto por 24 horas
  • Berço para bebês, a pedido
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
  • Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 12 horas
  • Serviço de guarda dos valores para hóspedes
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Duas amenidades, no mínimo, em 100% das UH
  • Serviço de lavanderia
  • Sala de estar com televisão
  • Televisão em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais
  • Mesa com cadeira em 100% das UH
  • Instalações para recreação de crianças
  • Piscina
  • Salão de jogos
  • Estrutura esportiva disponível para os hóspedes (por exemplo: campo de futebol, quadra poliesportiva, peteca, voleibol, etc)
  • Culturas diversas (pomar, horta, flores, etc)
  • Instalações para criação de animais (piscicultura, caprinocultura, bovinocultura, avicultura, etc)
  • Instalações para beneficiamento de produtos agropecuários
  • Trilhas demarcadas (para caminhada, observação de pássaros, etc)
  • Oferecer serviços típicos (cavalgada, focagem, observação de pássaros, passeios de carroça, ciclismo, observação da fauna e flora, participação em colheitas, ordenhas e trato de animais, etc)
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar
  • Serviços diferenciados para crianças (cardápio, sinalização específica, etc)
  • Bar
  • Restaurante
  • Área de estacionamento
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Organizar medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local e sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito 
5 Estrelas
  • Serviço de recepção aberta por 24 horas
  • Serviços de guarda dos valores dos hóspedes
  • Quatro amenidades, no mínimo, em 100% das UH
  • Berço para bebês, a pedido
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
  • Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 12 horas
  • Cama com colchões com dimensões superiores ao padrão nacional
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Secador de cabelo à disposição, sob pedido
  • Serviço de lavanderia
  • Sala de estar com televisão
  • Espaço para leitura
  • Televisão em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais
  • Mesa com cadeira em 100% das UH
  • Piscina
  • Salão de jogos
  • Salão para eventos
  • Serviço de eventos (departamento especializado, pessoal com dedicação exclusiva)
  • Estrutura esportiva disponível para os hóspedes (por exemplo: campo de futebol, quadra poliesportiva, peteca, voleibol, etc)
  • Culturas diversas (pomar, horta, flores, etc)
  • Instalações para criação de animais (piscicultura, caprinocultura, bovinocultura, avicultura, etc)
  • Instalações para beneficiamento de produtos agropecuários
  • Trilhas demarcadas (para caminhada, observação de pássaros, etc)
  • Oferecer serviços típicos (cavalgada, focagem, observação de pássaros, passeios de carroça, ciclismo, observação da fauna e flora, participação em colheitas, ordenhas e trato de animais, etc)
  • Instalações para recreação de crianças
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar
  • Preparação de comidas especiais (dietas, comida vegetariana, etc)
  • Bar
  • Restaurante
  • Serviço à la carte no restaurante
  • Área de estacionamento
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Programas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito 

Cama e Café (Bed and Breakfast)

Hospedagem em residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida. É um tipo mais simples de hospedagem e que pode ser bem interessante, uma vez que temos contato com o morador local.

Não há B&B de 5 estrelas.

1 estrela
  • O anfitrião deve ser acessível por telefone durante 24 horas
  • Serviço para guarda dos valores dos hóspedes
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 8 m²
  • Banheiro compartilhado com 1,30 m²
  • Cama com colchão solteiro, com mínimo de 0,80 m x 1,90 m ou cama com colchão casal, com mínimo de 1,40 m x 1,90 m
  • Troca de roupas de cama a cada três dias
  • Troca de roupas de banho a cada três dias
  • Café da manhã básico (café, leite, achocolatado em pó, chá, 01 fruta, manteiga/margarina, pão, geléia, açúcar e adoçante)
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes para valorizar a cultura local e sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
2 estrelas
  • O anfitrião deve ser acessível por telefone durante 24 horas
  • Serviço para guarda dos valores dos hóspedes
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 8 m²
  • Banheiro compartilhado com 1,30 m²
  • Cama com colchão solteiro, com mínimo de 0,80 m x 1,90 m ou cama com colchão casal, com mínimo de 1,40 m x 1,90 m
  • Troca de roupas de cama a cada três dias
  • Troca de roupas de banho a cada três dias
  • Café da manhã básico + 01 item opcional
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade e valorizar a cultura local 
3 estrelas
  • O anfitrião deve ser acessível por telefone durante 24 horas
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 11 m²
  • Banheiro privativo com 2 m²
  • Cama com colchão solteiro, com mínimo de 0,80 m x 1,90 m ou cama com colchão casal, com mínimo de 1,40 m x 1,90 m
  • Troca de roupas de cama a cada três dias
  • Troca de roupas de banho em dias alternados
  • Sala de estar com televisão
  • Uma mesa com cadeira em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/ventilação forçada/calefação) adequada em 100% das UH
  • Café da manhã básico + 01 suco + 3 itens opcionais
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Modelos permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Parâmetros permanentes para valorizar a cultura local 
4 estrelas
  • O anfitrião deve ser acessível por telefone durante 24 horas
  • Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedes
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 11 m²
  • Banheiro privativo com 2 m²
  • Cama com colchão solteiro, com mínimo de 0,80 m x 1,90 m ou cama com colchão casal, com mínimo de 1,40 m x 1,90 m
  • Troca de roupas de cama a cada três dias
  • Troca de roupas de banho em dias alternados
  • Serviço de lavanderia
  • Sala de estar com televisão
  • Televisão em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais
  • Disponibilização de computador portátil com acesso à internet, a pedido
  • Uma mesa com cadeira em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/ventilação forçada/calefação) adequada em 100% das UH
  • Café da manhã básico + 01 suco + 5 itens opcionais
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Medidas permanentes para valorizar a cultura local 

Hotel Histórico

Instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida.

Entende-se como fatos histórico-culturais aqueles tidos como relevantes pela memória popular, independentemente de quando ocorreram, podendo o reconhecimento ser formal por parte do Estado brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular ou em estudos acadêmicos.

3 estrelas
  • Serviço de recepção aberto por 18 horas e acessível por telefone durante 24 horas
  • Serviços de mensageiro no período de 12 horas
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 13 m²
  • Banheiros com 3 m²
  • Três amenidades, no mínimo, em 100% das UH
  • Televisão em 100% das UH
  • Mesa com cadeira em 100% das UH
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Troca de roupas de cama em dias alternados
  • Troca de roupas de banho diariamente
  • Climatização (refrigeração/calefação/ventilação forçada) adequada em 100% das UH
  • Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 12 horas
  • Espaço para café da manhã
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito 
4 estrelas
  • Serviço de recepção aberto por 24 horas
  • Serviços de mensageiro no período de 18 horas
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 15 m²
  • Banheiros com 3 m²
  • Seis amenidades, no mínimo, em 100% das UH
  • Secador de cabelo em 100% das UH
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
  • Café da manhã no quarto
  • Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 24 horas
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Serviço de lavanderia
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet disponível em 100% das UH
  • Mesa com cadeira em 100% das UH
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/calefação/ventilação forçada) adequada em 100% das UH
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar
  • Restaurante
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito 
5 estrelas
  • Serviço de recepção aberto por 24 horas
  • Serviço de mensageiro no período de 24 horas
  • Serviço de guest relation/concierge
  • Serviço de guarda dos valores dos hóspedes
  • Área útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 17 m²
  • Banheiros com 4 m²
  • Oito amenidades, no mínimo, em 100% das UH
  • Roupão e chinelo em 100% das UH
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
  • Café da manhã no quarto
  • Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 24 horas
  • Cama com colchões com dimensões superiores ao padrão nacional
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Secador de cabelo em 100% das UH
  • Serviço de lavanderia
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet em 100% das UH
  • Mesa com cadeira em 100% das UH
  • Sala de ginástica/musculação com equipamentos
  • Serviço de facilidades de escritório virtual
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/calefação/ventilação forçada) adequada em 100% das UH
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar
  • Preparação de dietas especiais (por exemplo: vegetariana, hipocalórica, etc.)
  • Restaurante
  • Serviço à la carte no restaurante
  • Área de estacionamento
  • Serviço de manobrista 24 horas
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade e geração de trabalho e renda para a comunidade local
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito 

Pousada

Empreendimento de característica horizontal, composto de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em um prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs.

1 estrelas
  • Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível durante 24 horas
  • Área de estacionamento
  • Troca de roupas de cama e banho em dias alternados
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Apresentar medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local
  • Programa de treinamento para empregados 
2 estrelas Pousada Azzurra
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  • Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível durante 24 horas
  • Área de estacionamento
  • Troca de roupas de cama e banho em dias alternados
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local
  • Programa de treinamento para empregados 
3 estrelas
  • Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível durante 24 horas
  • Serviço de guarda dos valores dos hóspedes
  • Berço para bebês, a pedido
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/ventilação/calefação) adequada em 100% das UH
  • Bar
  • Restaurante
  •  Área de estacionamento
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Implementar medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local  
4 estrelas Pousada Alta Vista
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  • Oferecer recepção aberta por 24 horas
  • Serviço de guarda dos valores dos hóspedes
  • Berço para bebês, a pedido
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
  • Café da manhã no quarto
  • Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 12 horas
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Duas amenidades, no mínimo, em 100% das UH
  • Serviço de lavanderia
  • Sala de estar com televisão
  • Televisão em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais
  • Mesa com cadeira em 100% das UH
  • Instalações para recreação de crianças
  • Salão de jogos
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar
  • Preparação de dietas especiais (por exemplo: vegetariana, hipocalórica, etc.)
  • Bar
  • Restaurante
  • Área de estacionamento
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo
  • pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Programas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade e geração de trabalho e renda para a comunidade local
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito 
5 estrelas
  • Recepção aberta por 24 horas
  • Serviços de mensageiro no período de 24 horas
  • Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedes
  • Quatro amenidades, no mínimo, em 100% das UH
  • Berço para bebês, a pedido
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
  • Café da manhã no quarto
  • Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 24 horas
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Secador de cabelo à disposição, sob pedido
  • Serviço de lavanderia
  • Sala de estar com televisão
  • Espaço para leitura
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais
  • Mesa com cadeira em 100% das UH
  • Piscina
  • Salão de jogos
  • Instalações para recreação de crianças
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar
  • Preparação de dietas especiais (por exemplo: vegetariana, hipocalórica, etc.)
  • Bar
  • Restaurante
  • Serviço à la carte no restaurante
  • Área de estacionamento
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Implementar medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local e sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Programa de treinamento para empregados 

Flat/Apart-hotel 

Constituído por unidades habitacionais que disponham de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada, em edifício com administração e comercialização integradas, que possua serviço de recepção, limpeza e arrumação.

Eu já fiquei num apart hotel no Rio e acredito que se você passará mais tempo no local pode ser uma ótima opção de estadia, uma vez que é quase uma casa.

3 estrelas
  • Serviço de recepção aberto por 24 horas
  • Área útil da UH com no mínimo 29 m²
  • Quartos com no mínimo 11 m²
  • Banheiro nas UH com no mínimo 2,30 m²
  • Troca de roupas de cama em dias alternados
  • Troca de roupas de banho diariamente
  • Serviço de lavanderia
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Medidas permanentes para valorizar a cultura local e geração de trabalho e renda para a comunidade local
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito
4 estrelas Marabela Apart Hotel
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  • Serviço de recepção aberto por 24 horas
  • Serviços de mensageiro no período de 14 horas
  • Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedes
  • Área útil das UH com no mínimo 34 m²
  • Quartos com no mínimo 13 m²
  • Banheiro nas UH com no mínimo 3 m²
  • Berço para bebês, a pedido
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
  • Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 24 horas
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Secador de cabelo em 100% das UH
  • Serviço de lavanderia
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais e em 100% das UH
  • Mesa de trabalho, com cadeira, iluminação própria, ponto de energia e telefone, possibilitando o uso de aparelhos eletrônicos pessoais
  • Sala de ginástica/musculação com equipamentos
  • Sala de reuniões com equipamentos
  • Serviço de facilidades de escritório virtual
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Eletrodomésticos básicos para a cozinha
  • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
  • Restaurante
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar
  • Serviço à la carte no restaurante
  • Bar
  • Área de estacionamento com serviço de manobrista
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Medidas permanentes para valorizar a cultura local
  • Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito 
5 estrelas
  • Possuir Serviço de recepção aberto por 24 horas
  • Serviços de mensageiro no período de 14 horas
  • Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedes
  • Área útil das UH com no mínimo 39 m²
  • Quartos com no mínimo 15 m²
  • Banheiro nas UH com no mínimo 4 m²
  • Cama com colchões com dimensões superiores ao padrão nacional
  • Berço para bebês, a pedido
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
  • Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 24 horas
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Secador de cabelo em 100% das UH
  • Serviço de lavanderia
  • Televisão em 100% das UH
  • Canais de TV por assinatura em 100% das UH
  • Acesso à internet nas áreas sociais e em 100% das UH
  • Mesa de trabalho, com cadeira, iluminação própria, ponto de energia e telefone, possibilitando o uso de aparelhos eletrônicos pessoais
  • Sala de ginástica/musculação com equipamentos
  • Sauna seca ou a vapor
  • Piscina
  • Sala de reuniões com equipamentos
  • Serviço de facilidades de escritório virtual
  • Minirrefrigerador em 100% das UH
  • Eletrodomésticos básicos para a cozinha
  • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
  • Restaurante
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar
  • Serviço à la carte no restaurante
  • Bar
  • Área de estacionamento com serviço de manobrista
  • Mínimo de três serviços acessórios oferecidos em instalações no próprio hotel (por exemplo: salão de beleza, baby-sitter, venda de jornais e revistas, farmácia, loja de conveniência, locação de automóveis, reserva em espetáculos, agência de turismo, transporte especial, etc)
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
  • Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las
  • Programa de treinamento para empregados
  • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Medidas permanentes para valorizar a cultura local
  • Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito

Essas regras são para hotéis nacionais, porém os hotéis ao redor do mundo seguem padrões parecidos com estes.

Na Itália há uma discrepância nesses itens, o sistema lá é mais confuso. Sudeste Asiático também é diferente, mas pense que em geral lendo os itens que o local oferece e comparando com essas listas acima é possível entender melhor.

Uma coisa me surpreendeu bem é que a questão ambiental é um dos pontos que define a quantidade de estrelas, pelo menos no papel.

Entenda também que apesar de ser equiparado à qualidade a avaliação por estrelas não vai garantir que você tenha uma ótima estadia, infelizmente as experiências podem ser muito diferentes.

O post ficou meio longo né rsrsrs

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