20160714 143923

Gruta da Lapinha em Lagoa Santa – MG

A Gruta da Lapinha é um dos patrimônios arqueológicos mais importantes do Brasil. Lá foram descobertos fósseis humanos com mais de 10 mil anos, fósseis de animais gigantes que habitavam a região e formações rochosas indescritíveis.

Descoberta de Dr. Lund

A Gruta da Lapinha foi descoberta em 1835 pelo naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund. Lund saiu da Dinamarca e desembarcou no Brasil em 1825 se instalando em Lagoa Santa em 1832.

O naturalista dinamarquês explorou em média 200 grutas e encontrou mais de 12 mil fósseis no decorrer de sua pesquisa.

Talvez sua mais importante descoberta tenha sido um cemitério com cerca de 30 esqueletos humanos, entre eles o do Homem de Lagoa Santa, um dos fosséis humanos mais importantes das Américas.

Na região do Parque do Sumidouro também foi encontrada a Luzia, crânio humano dos primeiros habitantes da região.

Infelizmente o crânio de Luzia estava no Museu Nacional do Rio de Janeiro que pegou fogo em 2 de setembro de 2018 e segundo a últimas notícias divulgadas pela equipe do museu 80% foi recuperado.

Eu tenho um post todo dedicado ao Museu Nacional e a Quinta da Boa Vista onde é possível ver a Luzia entre outros tesouros naturais.

O Homem de Lagoa Santa está no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no Rio de Janeiro.

Parque Estadual do Sumidouro

A Gruta da Lapinha fica dentro do O Parque Estadual do Sumidouro.

O complexo da Gruta da Lapinha fica na portaria 1 do parque e conta com a Gruta da Lapinha (12 salões onde é possível entrar), o Museu Peter Lund, trilhas que podem ser feitas pelo parque e o Museu da Lapinha (é cobrado entrada separada para este).

Como chegar

Saindo de Belo Horizonte, seguir pela MG-010 sentido Lagoa Santa, mesmo caminho para a Serra do Cipó. No bairro Campinho, em Lagoa Santa, entrar à esquerda sentido Lapinha, após o Km 44, e seguir as placas indicativas do Parque. Deste ponto são 6 km até a recepção do Museu Peter Lund/Gruta da Lapinha.

Captura de tela 2021 01 05 181909

Ao chegar na Gruta há estacionamento para alguns carros e é possível utilizar o transporte público saindo da cidade de Lagoa Santa, os ônibus 3002, 3003 e 3004 (Consorcio Lagoa Viva) clique aqui para saber os horários.

O valor da entrada é R$25,00, a inteira por pessoa, com direito à visitação a todos os atrativos: Gruta da Lapinha, Museu Peter Lund, Circuito Lapinha, Trilha Sumidouro, Trilha da Travessia e Escalada.

museu peter lund clblog

Observação: Verifique a disponibilidade de vagas e horários para os atrativos junto à recepção do Parque. Para todos os atrativos é necessário acessar a portaria do Museu Peter Lund / Gruta da Lapinha para credenciamento.

Não é recomendado entrar na gruta usando chinelo, sandália ou qualquer outro tipo de calçado aberto.

Atenção: O pagamento deve ser feito apenas em dinheiro. O parque não recebe cartões de crédito, débito e cheques.

Funcionamento de De terça a domingo – das 9h às 16h30.

A última entrada no museu e na gruta é as 16 h. A última saída para as trilhas é as 15 h.

Para trilhas é sempre bom entrar em contato por aqui para verificar se é possível realizá-las.

Museu Peter Lund

Nós começamos nossa visita pelo Museu Peter Lund. Passamos por todas as galerias, admiramos a peças que foram devolvidas pelo governo da Dinamarca e outras peças que estavam no Brasil.

Muito divertido e informativo. Dr Lund foi um grande naturalista e o museu conta bem a história dele e de Lagoa Santa.

Depois fomos aguardamos para começar a visita à Gruta propriamente dita.

Gruta da Lapinha

Desde de a entrada já nos dão capacetes de proteção.

IMG 20160714 WA0007

O guia vai nos explicando as formações rochosas, explica os nomes de cada estalagmite e estalactite e a iluminação ajuda a dar um ar mágico.

Ao todo a Gruta da Lapinha tem 40 metros de profundidade e 511 metros de extensão abertos à visitação pública.

20160714 144337

A gruta foi formada a partir de rochas calcárias formadas pelos restos do fundo do mar raso da bacia do rio das Velhas, de restos que foram acumulados em camadas superpostas e trabalhados pela erosão provocada pelas correntes marinhas e de ar.

A visita durou cerca de 40 minutos dentro da gruta.

Museu Lapinha

Após o retorno fomos visitar o Museu Lapinha, um castelinho estilo do leste europeu criado pelo Arqueólogo Mihály Bánya, que trabalha e estuda a região há 40 anos. A entrada é paga à parte, porém não consegui encontrar um valor atualizado.

20160714 133939

A Gruta da Lapinha faz parte do Circuito das Grutas Peter Lund.

Eu amei a visita! Me sinto uma criança descobrindo coisas novas quando faço esses passeios e apendo coisas novas.

Ficou faltando conhecermos as trilhas e a Lagoa do Sumidoro na outra portaria do parque. Em breve iremos lá.

Atualização 2021: o parque continua fechado devido a pandemia de Covid-19. Para saber sobre a reabertura ao público no site oficial.

Deixe uma resposta