O Castelo de São Jorge fica na parte alta da cidade de Lisboa e já serviu de fortaleza moura, corte e até depósito de armas.
A história
Sua história começa no século I com a construção da primeira fortificação pelos romanos.
Depois houve conquistas mouras e a reconquista cristã no século XII, logo antes de Lisboa se tornar a capital de Portugal.
O local foi de castelo e paço real a armazém e guarnição do exército, ápos a mudança da corte para o Paço da Ribeira perdeu um pouco a sua importância. Apenas no século XX voltou a ter a atenção do governo e foi restaurado.
A construção original era composta por mais de 30 torres, hoje restam 10 e é possível visitar toda a área do castelo e sua muralha.

Você pode chegar a pé como nós fizemos, de ônibus ou e de bonde.
Como chegar
Pegue o ônibus 737, ele para bem próximo ao castelo e você não precisa andar muito, se você estiver no centro de Lisboa pegue-o na Praça da Figueira.

O bonde que deixa você lá é o 28, você pode pegá-lo no Bairro Alto, Alfama, Chiado entre outros bairros próximos.
Passagem comprada a bordo: 1,85€ e Cartão 7 Colinas ou Viva Viagem: 1,45€.
Recomendo já comprar o Viva Viagem assim que sair do aeroporto, na própria estação de metrô.
Além de mais barato você pode pegar o passe diário de 6,50 euros e andar em todos os ônibus e bondes ou ir recarregando quando quiser nas estações de trem e metrô.
A entrada do Castelo de São Jorge custa 10 euros para adulto e há desconto para estudantes, idosos e crianças até 12 anos não pagam entrada.
Parte interna do castelo
Logo na entrada há uma imagem de São Jorge. Os cristão que conseguiram tomar a cidade do domínio mouro eram devotos de São Jorge, por isso o castelo passou a ter o nome do santo.

No nível da entrada há uma mureta, alguns canhões e ruínas da primeira formação do castelo.
A vista lá de cima é linda!

Continuamos em frente para a perto interior da muralha e aqui passamos por arcos e chegamos as escadas que nos permitem andar sobre a muralha.

Há um café nessa parte mais exterior e banheiros. Pode ser uma boa pedida se você, como nós, subir a pé desde a Catedral da Sé.

Seguimos e fomos em direção a muralha interna.

Eu recomendo dar a volta na muralha e aproveitar a paisagem. Demos sorte de a chuva ter parado quando chegamos ao castelo. Tente imagina que a corte, os reis e bispos viviam por

E a sorte maior, tinha um arco íris lindo!

Paço
Há alguns animais que habitam o castelo, como pavões e outras aves, geralmente eles ficam pelo Paço da Alcáçova, no centro do castelo.
Paço quer dizer: habitação suntuosa para a realeza ou o episcopado; palácio. E que engloba também os habitantes do local.

Dentro do Castelo de São Jorge há o Museu Arqueológico, no horário que chegamos ele já havia fechado.
A cidade de Lisboa passou por vários terremotos, como mencionei no primeiro post sobre a cidade. Grande parte do Castelo de São Jorge se manteve de pé.
Demos a volta na muralha, andamos pela área central do castelo e admiramos a paisagem e toda beleza da estrutura meio arcaica e bem recuperada.

Infelizmente voltou a chover pouco depois que descemos da muralha e tivemos que ir embora.
Fique atendo aos horários de funcionamento, durante o verão em geral os horários são mais longos, como visitamos no inverno o museu fechava às 17h.
Se você for a Lisboa não deixe de visitar o castelo e se possível andar pelos arredores, inclusive visitar o miradouro do Recolhimento.

Tem mais dicas de Portugal aqui no blog!
Que vista linda a desse castelo! E o café, era legal? Os preços eram bons ou você não chegou a olhar?
Poo achei q na hora de ir embora o la estaria aberto, mas qnd cheguei tava fechado… por ser inverno fecha mais cedo e ainda tava chovendo rsrsrs nem deu pra ver os precos… e eu realmente qria tomar um cafe quentinho rsrs
Obrigada por compartilhar sua experiência. Já estive em Lisboa e pretendo voltar em breve. Foi bom me atualizar.
Beijos
Que texto super completo do castelo de São Jorge. Sou louca para conhecer Lisboa, um sonho. Amei as dicas elas me ajudarão de mais na minha viagem
Não conhecia esse castelo…adora dicas diferentes assim! 🙂 Ah, e parece realmente que a vista de lá é linda!
Obrigada pelas dicas para conhecer o Castelo de São Jorge! Vou pra Lisboa esse ano e não quero deixar de fora do meu roteiro.