castelo sao jorge bandeira camila latorre blog

Castelo de São Jorge – Lisboa

O Castelo de São Jorge fica na parte alta da cidade de Lisboa e já serviu de fortaleza moura, corte e até depósito de armas.

A história

Sua história começa no século I com a construção da primeira fortificação pelos romanos.

Depois houve conquistas mouras e a reconquista cristã no século XII, logo antes de Lisboa se tornar a capital de Portugal.

O local foi de castelo e paço real a armazém e guarnição do exército, ápos a mudança da corte para o Paço da Ribeira perdeu um pouco a sua importância. Apenas no século XX voltou a ter a atenção do governo e foi restaurado.

A construção original era composta por mais de 30 torres, hoje restam 10 e é possível visitar toda a área do castelo e sua muralha.

Siege of Lisbon by Roque Gameiro
Imagem da batalha da Reconquista com o castelo lá no alto.

Você pode chegar a pé como nós fizemos, de ônibus ou e de bonde.

Como chegar

Pegue o ônibus 737, ele para bem próximo ao castelo e você não precisa andar muito, se você estiver no centro de Lisboa pegue-o na Praça da Figueira.

chegar castelo sao jorge

O bonde que deixa você lá é o 28, você pode pegá-lo no Bairro Alto, Alfama, Chiado entre outros bairros próximos.

Passagem comprada a bordo: 1,85€ e Cartão 7 Colinas ou Viva Viagem: 1,45€.

Recomendo já comprar o Viva Viagem assim que sair do aeroporto, na própria estação de metrô.

Além de mais barato você pode pegar o passe diário de 6,50 euros e andar em todos os ônibus e bondes ou ir recarregando quando quiser nas estações de trem e metrô.

A entrada do Castelo de São Jorge custa 10 euros para adulto e há desconto para estudantes, idosos e crianças até 12 anos não pagam entrada.

Parte interna do castelo

Logo na entrada há uma imagem de São Jorge. Os cristão que conseguiram tomar a cidade do domínio mouro eram devotos de São Jorge, por isso o castelo passou a ter o nome do santo.

20181213 150047

No nível da entrada há uma mureta, alguns canhões e ruínas da primeira formação do castelo.

A vista lá de cima é linda!

20181213 151505

Continuamos em frente para a perto interior da muralha e aqui passamos por arcos e chegamos as escadas que nos permitem andar sobre a muralha.

20181213 151551

Há um café nessa parte mais exterior e banheiros. Pode ser uma boa pedida se você, como nós, subir a pé desde a Catedral da Sé.

20181213 154057

Seguimos e fomos em direção a muralha interna.

20181213 152332

Eu recomendo dar a volta na muralha e aproveitar a paisagem. Demos sorte de a chuva ter parado quando chegamos ao castelo. Tente imagina que a corte, os reis e bispos viviam por

P 20181213 153422 e1568344260553

E a sorte maior, tinha um arco íris lindo!

20181213 152843

Paço

Há alguns animais que habitam o castelo, como pavões e outras aves, geralmente eles ficam pelo Paço da Alcáçova, no centro do castelo.

Paço quer dizer: habitação suntuosa para a realeza ou o episcopado; palácio. E que engloba também os habitantes do local.

20181213 152132

Dentro do Castelo de São Jorge há o Museu Arqueológico, no horário que chegamos ele já havia fechado.

A cidade de Lisboa passou por vários terremotos, como mencionei no primeiro post sobre a cidade. Grande parte do Castelo de São Jorge se manteve de pé.

Demos a volta na muralha, andamos pela área central do castelo e admiramos a paisagem e toda beleza da estrutura meio arcaica e bem recuperada.

castelo sao jorge bandeira camila latorre blog

Infelizmente voltou a chover pouco depois que descemos da muralha e tivemos que ir embora.

Fique atendo aos horários de funcionamento, durante o verão em geral os horários são mais longos, como visitamos no inverno o museu fechava às 17h.

Se você for a Lisboa não deixe de visitar o castelo e se possível andar pelos arredores, inclusive visitar o miradouro do Recolhimento.

SAM 1427 1

Tem mais dicas de Portugal aqui no blog!

6 Replies to “Castelo de São Jorge – Lisboa”

  1. Poo achei q na hora de ir embora o la estaria aberto, mas qnd cheguei tava fechado… por ser inverno fecha mais cedo e ainda tava chovendo rsrsrs nem deu pra ver os precos… e eu realmente qria tomar um cafe quentinho rsrs

  2. Que texto super completo do castelo de São Jorge. Sou louca para conhecer Lisboa, um sonho. Amei as dicas elas me ajudarão de mais na minha viagem

Deixe uma resposta