Acrópole de Atenas foi nosso primeiro progama no segundo dia na cidade, o ponto mais famoso da cidade.
Peinirli
Acordamos mais cedo, a Acrópole abre às 8h e fecha as 17h de segunda a sexta, e nos fim de semana fecha as 15h, passamos na rua de baixo da casa que estávamos para tomar nosso café da manhã delicioso, um pão de massa super macia muito cheio de queijo.
Nessa viagem nós ficamos hospedados num Airbnb muito bom e bem localizado.
O nome é Peinirli e nós comemos um desses todos os dias!
Saindo de casa já tivemos uma surpresa boa, ao contrário do dia anterior o tempo estava nublado! Já havíamos pensando como seria tenso aproveitar bem o passeio com sol forte, por isso também saímos mais cedo e passamos bastante filtro solar.
Acrópole
Chegando à entrada da Acrópole, havíamos comprado o ingresso no dia anterior então foi só subida até os monumentos, ela fica num topo de um platô num dos pontos mais altos da cidade, então se prepare para subir.
O caminho é feito de pedras e com o que acredito serem pedaços de outras construções que foram reaproveitadas.
A entrada no sitio é feita pelo Propileus (portão) construído após a consagração do local a Atena, e já choca pela magnitude das colunas e por mesmo após todos esses anos e destruições e guerras estar lá em pé, nos transportando séculos atrás.
A gente pode reparar nas paredes e no encaixe das colunas de mármore, é tudo lindo!
Partenon
Seguimos em frente e chegamos ao tão famoso Partenon, quanta sabedoria e conhecimento um povo tão antigo possuía para construí-lo!
É bem grande, as colunas são dispostas na parte frontal e traseira com 8 colunas e nas laterais com 17 colunas externas, em cima das colunas haviam blocos formando um mural que contava a historia do povo grego e da vida de Atena.
Perguntamos aos guias locais e eles nos esclareceram que provavelmente não veríamos os monumentos da Acrópole sem interferências de obras de restauração.
Chegamos num ponto onde há várias colunas e pedras separadas no chão como se estivessem sendo catalogadas para voltar aos seus lugares, há muito trabalho ainda a ser feito.
Erection
Ao lado temos o Erecteion ou templo em grego, em umas das faces do templo as colunas são em formas femininas que segundo a lenda era uma dançarina que honrou a deusa Ártemis e o outro lado em honra ao deus Poseidon, que disputou a cidade com Atenas.
A lenda da cidade
Há uma oliveira ao lado da construção que o guia nos disse (não sei confirmar) estava lá desde a sua construção.
Segundo a mitologia Atena e Poseidon disputaram entre si quem seria o deus que os habitantes iriam honrar e ser o protetor da cidade.
Poseidon bateu seu tridente no chão e fez nascer uma fonte de água, Atena fincou sua lança e fez brotar uma oliveira, depois de algumas confusões o Olimpo deu a vitória para Atena e assim a cidade passou a ter seu nome.
Atena Niki
Saindo do Erecteion chegamos ao templo de Atena Niki, o templo fica em destaque no complexo. Niki é um termo meio complexo de entender, significa algo como vitória.
Esse templo abrigava uma estátua da deusa feita em madeira de oliveira, mas não há nenhum vestígio de sua existência atualmente, apenas os textos antigos o descreviam.
Na verdade o local já era utilizado para culto a divindades de povos anteriores aos gregos, um local místico da população.
É bem impressionante ver toda a complexidade e habilidade dos construtores, espanta em como o mármore e demais monólitos utilizados foram transportados, como tudo foi construído e como mesmo após vários anos de domínios estrangeiros e guerras o local manteve sua imponência.
Eu também fiquei feliz por um motivo além da minha paixão por historia antiga e arqueologia (uma fã de Indiana Jones e Tomb Raider), havia alguns cães peludinhos fofos bem de “boas” entre as colunas e turistas!
Muito bonzinhos pareciam tomar conta do local. Haviam gatos também, bem mansos!
Dicas extras: calçado fechado, pois durante todo percurso há pedras soltas e poeira. Não há locais para se esconder do sol, então vá com um chapéu, filtro solar e óculos escuros.
Nos dias que passamos na cidade estava um calor de uns trinta e poucos graus. Leve uma garrafa com água, há apenas um bebedouro no final próximo a bandeira da Grécia. Evite os horários em que o sol estiver mais forte.
Eu vi um cadeirante num dos grupos que chegaram conosco e também vi um numero grande de idosos e crianças. É um passeio possível para esses grupos.
No próximo post tem mais dicas de Atenas.
Morro de vontade de ir para a Grécia. O marido tenta se esquivar, não tem muita vontade não, heheh. Mas uma hora vamos. E quando leio estes posts destes lugares incríveis, históricos, nossa, a vontade só aumenta. Adorei as dicas. Obrigada!
Vale a pena demais!!! 2 dias da pra ver td mais importante.
Ai que sonho conhecer Grécia, Atenas, Acrópoles… adorei as dicas para proteger do sol, deixei tudo anotado senão viro um pimentão!
E nao esquece do sapato fechado… muitas pedrinhas lá. Bju
A Acrópole de Atenas foi um dos lugares mais impressionantes que encontrei no mundo! Fiquei muito emocionada de poder pisar nesse lugar tão importante para a história da humanidade. Até arrepia ne?
O q? Eu chorei msm qnd vi aquilo td….bj
Não conheço a Grécia mas é um lugar que tenho muita vontade de ir. Suas fotos só deram mais vontade ainda de viajar pra lá!