Ácidos que podem ser usados juntos na pele

Atualmente o uso de ácidos tem se popularizado no Brasil, o que tornou alguns produtos mais conhecidos e o conhecimento ao redor dos benefícios e riscos do uso mais acessível ao consumidor.

O que sáo ácidos?

Ácidos são substância que liberam elétrons ou cátions e que possuem o potencial hidrogeniônico (PH) menor que 7.

Temos no nosso dia a dia diversos usos para ácidos, na alimentação, no nosso corpo, porém alguns poucos ácidos são indicados para uso dermatológico, como a vitamina C que é o ácido ascórbico.

Atenção nem todo ácido irá fazer sua pele descamar ou será agressivo, na verdade o PH da nossa pele é ácido, assim há diversos usos de ácidos e efeitos esperados.

Ácido hialurônico

Um dos mais fácies de ser usado no dia a dia, o ácido hialurônico hidrata a pele e pode ser encontrado em vários cremes e séruns.

Em geral pode ser utilizado com outros ácidos, já que não estimula a renovação celular de forma agressiva e dependendo do peso molecular (quanto menor o peso mais penetrar na pele) pode ser um ótimo antirrugas.

O ácido hialurônico é naturalmente produzido pelo nosso corpo e conforme envelhecemos passa a estar presente em menor quantidade na pele.

Ácidos que podem ser usados juntos na pele

Ele tem o poder de reter as moléculas de água na pele e com isso deixa a pele mais hidratada e com menos linhas de expressão, formando uma barreira na camada mais superficial da pele.

Muitos cosméticos o utilizam em sua formulação e ele não causa nenhuma irritação ou reação.

Uma curiosidade: esse ácido que é injetado quando a pessoa deseja aumentar os lábios ou fazer algum preenchimento e não o botox.

Ácido Ascórbico ou Vitamina C

O ácido L ascórbico ou Vitamina C pura é um dos ácidos mais famosos por todos os benefícios que ela capaz de promover na pele como: a ação antioxidante, o estímulo de colágeno, a luminosidade, a uniformização do tom.

Ácidos que podem ser usados juntos na pele
Uma das opções de vitamina C no Brasil

Vitamina C pode ser usada em qualquer pele e idade – exceto em peles que possuem sensibilidade à Vitamina C.

A Vitamina C pura ainda aceita associações com outros ácidos, podendo ser usada pela manhã ou à noite, pois não é fotoativa (é necessário usar filtro solar sempre).

O uso continuo deixa a pele mais firme, radiante e com menos linhas de expressão e rugas.

Ácido FerúlicoÁcidos que podem ser usados juntos na pele

O ácido ferúlico uma substância antioxidante potente encontrado especialmente no farelo de milho e arroz, em todas as partes do trigo e aveia, café, maçã, alcachofra, amendoim, laranja e abacaxi.

Ácidos que podem ser usados juntos na pele
Molécula do ácido ferúlico e suas fontes naturais

O ácido fornece hidrogênio para a neutralização dos radicais livres, compostos estes relacionados com o envelhecimento das células, portanto é um potente antioxidante.

Radicais livres são substâncias que degradam as células, acelerando o envelhecimento precoce.

O ácido ferúlico também ajuda a potencializar a eficácia do protetor solar que, por sua vez, protege a pele dos raios ultravioleta, que formam os radicais livres.

Também ajuda na produção de colágeno e a uniformizar o tom da pele.

Usos

É bem comum vermos os ácidos citados acima serem utilizados juntos pele indústria cosmética, pois interagem entre si sem perderem suas propriedades e potencializa os resultados que buscamos na pele.

O principal é você consultar um dermatologista que te indique produtos corretos, desde o veículo (creme, óleo, sérum etc.) a como aplicar. Cada pele se adapta melhor a um tipo de produto.

Eu sou a louca da farmácia de manipulação! Amo… porém em relação a Vitamina C é preciso cuidado. Muitas vezes a forma como a vitamina é manipulada e incluída no produto a torna muito instável no ambiente e ela acaba perdendo o efeito após aberta.

É como se a vitamina C evaporasse com o tempo (ela oxida). É preciso ela estar bem estável na formulação, estar armazenada corretamente, a embalagem precisa ser correta (em geral vidro bem escuro) e deve permanecer o máximo fechada possível.

E olha não precisa comprar produtos de BelezaÁcidos que podem ser usados juntos na pele caros, há no Brasil hoje vários produtos bons e com preços acessíveis. Vou deixar aqui alguns produtos que já usei ou que confio na marca.

Ácido Hialurônico

Rivitalift Noturno L’oreal

Neutrogena Hidro Boost

Vitamina C

VItamina C da Adcos

Complexo Vitamina C Payot

Àcido Ferúlico

Não conheço nenhuma marca nacional ou que venda no Brasil.

Se você já usa algum que seja bom, me indica aqui.

Até o próximo post.

8 Replies to “Ácidos que podem ser usados juntos na pele”

  1. Oie, Obrigado pelas dicas estou entrando agora nesse mundo de Skin Care e esse tanto de ácido me deixa um pouco confusa… obrigado mesmo suas dicas foram ótimas

  2. Seu post bastante completo sobre esse assunto, achava que o ácido fazia mal, mais lendo o seu post tem ácido que tem bons benefícios, e está presente em vários produtos, muito boas as informações, bjs.

  3. Ainda não conhecia estes ácidos,adorei conhecer um pouco mais,tenho vontade de usar tenho algumas manchas de acnes e tenho medo.

    1. Olha a vitamina C ajuda a proteger a pele dos efeitos nocivos do sol, o acido hialuronico não tem agentes que podem causar manchas ou sensibilidade, porém a menos que você utilize essas substancias puras (o ativo direto) fica difícil garantir seguranca. Se voce se expoe ao sol, mas usa protetor solar a vitamina C (acido ascorbico) vai ser seu aliado.

Deixe uma resposta